endometriose

O que é fisioterapia pélvica?

Dentro da fisioterapia temos algumas áreas de atuação: ortopédica, respiratória, neurológica, etc. E a Fisioterapia Pélvica (ou na Saúde da Mulher) é uma delas!

Essa especialidade foi reconhecida pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) em 2009, é relativamente nova, mas vem crescendo e ganhando seu espaço.

Ainda nos dias de hoje, assuntos relacionados à região íntima são bastante negligenciados. Por isso, é muito comum ouvirmos por aí que algumas situações são “normais”, como, por exemplo, sentir dor na relação sexual e perder urina… Tudo isso é muito comum, acredite, mas não é nada normal e existe tratamento com um(a) fisioterapeuta especializado(a) em assoalho pélvico – Fisioterapia Pélvica.

Algumas situações onde a Fisioterapia Pélvica pode auxiliar:
🔸Perda de urina (não importa em que situação e quantidade);
🔸Enurese (perda de urina enquanto dorme);
🔸Dor durante ou após a relação sexual;
🔸Prolapsos vaginais (“bexiga caída”);
🔸Dores na região pélvica (Endometriose, Síndrome da Bexiga Dolorosa, etc);
🔸Outras.

O fisioterapeuta especializado em assoalho pélvico também participa nas diferentes etapas do período gestacional. Seja na preparação para o trabalho de parto, ou mesmo na recuperação do corpo após esta fase. Outro modo de atuação é no auxílio às gestantes em correções posturais, redução de dores e inchaços, e na prevenção de disfunções que podem surgir em decorrência da gestação e do parto.

Os recursos da fisioterapia são grandes aliados na promoção da saúde e reabilitação.

Ao menor sinal de uma dessas disfunções que citei acima, converse com seu médico e saiba que a fisioterapia pode ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima