Esse texto é para você que sente que o desejo sexual não é mais o mesmo do início do relacionamento.
Primeiro, calma! S2
Você viu no texto anterior que o homem “funciona” de um certo modo. Neste aqui vou explicar que a mulher também tem seu jeito de “funcionar”.
Em 2000, a psiquiatra Rosemarie Basson estudou e criou o “Modelo Circular da Resposta Sexual Feminina” (imagem abaixo), onde ela explica que as mulheres não necessariamente iniciam a atividade sexual a partir de fantasias e desejo sexuais, mas que nessa fase “inicial” há neutralidade sexual (a mulher não está desejando o sexo), mas tem motivação positiva.
As razões de uma mulher para instigar ou concordar com o sexo incluem o desejo de expressar amor, receber e compartilhar prazer físico, sentir-se emocionalmente mais próxima, agradar o parceiro e aumentar seu próprio bem-estar. Isso leva a uma vontade de encontrar e focar conscientemente em estímulos sexuais (beijos, carícias etc.).
Esses estímulos são processados na mente, influenciados por fatores biológicos e psicológicos. O estado resultante é de excitação sexual subjetiva. A estimulação contínua permite que a excitação e o prazer sexuais se tornem mais intensos, desencadeando o próprio desejo sexual: o desejo sexual, inicialmente ausente, agora está presente.
Modelo Circular de Resposta Sexual Feminino – Basson.
Fonte: Basson R., Leiblum S.,et al. Revised Definitions of Women’s Sexual Dysfunction. J of Sexual Medicine Vol. 1, N. 1, 2004.